quarta-feira, 20 de março de 2013

Soja na dieta e a polêmica do Ades


Não aguento mais ver soja na minha frente...

Seja na minha dieta, ou na internet. Pois é! Depois de um problema na linha de produção, uma das maiores marcas de bebida à base de soja está enfrentando a ANVISA. Claro que passamos pela discussão do respeito ao consumidor, da segurança/inocuidade alimentar, da implementação de boas práticas de fabricação, da fiscalização e tudo o mais que é pertinente.

Mas isso tudo só coopera para a minha resistencia à soja. Um dos objetivos da minha dieta é manter os niveis glicêmicos e insulinicos, já que este é um dos meus problemas para perda de peso. Estudos apontam para um efeito insulinotrópico das proteínas do leite. Então, os laticínios foram drasticamente reduzidos e substituidos por produtos à base de soja.

Uma coisa que percebemos na prática clínica é a contradição existente entre monotonia da dieta prescrita e a monotonia da dieta auto-imposta, especialmente no café-da-manhã. O que é isto? Bem, quando a dieta prescrita coloca restrições no café-da-manhã, logo reclamamos. Quando nós escolhemos o café-da-manhã, livremente, repetimos o mesmo cardápio indefinidamente. Claro que isto não é uma regra, mas a maioria das pessoas repete sua clássica combinação matutina (café-leite-pão-manteiga). Eu sou assim. Gosto de tomar meu desjejum com os mesmos alimentos. Um suco de laranja, mate ou leite (puro ou com nescau), pão francês ou bisnaguinha ou brioche, requeijão.

Aí, vem a dieta... Bebida a base de soja batida com fruta ou suco de maçã, pão integral, pasta de soja. Pronto! Estragou meu dia... E o pão integral, geralmente, tem vários grãos, inclusive soja!

Eu não quero mais ver soja na minha frente! Pois este foi o tópico da minha conversa com a nutricionista esta semana! Então, estou "liberada" para tomar iogurte, suco de laranja (\o/), ricota, cottage... UFA!!!

E a balança? Bem, menos 300g é pouco mas ainda é menos...


Até mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...